Como financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal

Quer financiar um imóvel novo, mas não tem ideia de quais os procedimentos necessários para conquistar o sonho da casa própria? Saiba que, com planejamento e organização, é possível resolver a questão em até um mês.

“Algumas pessoas ficam inseguras e a principal dúvida é se conseguirão pagar um financiamento em longo prazo”, afirma a facilitadora da Caixa Sheila Sundfeld. Segundo ela, no caso da compra de um apartamento novo, o primeiro passo é fazer uma simulação para financiar um imóvel com o corretor da construtora e equipes credenciadas pela Caixa.

Com as condições de renda e parcelamento verificadas, a análise de crédito é feita em até 24 horas, se a documentação estiver completa. Após a assinatura do contrato com a construtora, os facilitadores dão andamento ao processo, que costuma ter o contrato de financiamento assinado em até 15 dias. 

De acordo com a renda do cliente, o financiamento pode chegar a 80% do valor do imóvel, com número de parcelas de 120 a 420 meses, dependo da modalidade de financiamento. No “Minha Casa, Minha Vida”, o prazo é de 120 a 360 meses, enquanto no SBPE, de 180 a 420 meses. Os juros variam de 4,5% a 7,9% (“Minha Casa, Minha Vida”) e de 9,2% a 10% (SBPE).

Documentos

A documentação é uma parte fundamental do processo de financiamento. Para requerer aprovação de crédito habitacional pela Caixa, todos os interessados precisam apresentar alguns documentos básicos (RG e CPF; comprovante de residência do mês atual em nome dos proponentes; comprovantes do estado civil e pacto antenupcial, quando houver). 

Além disso, os trabalhadores assalariados devem separar os três holerites mais recentes, declaração de Imposto de Renda, Carteira de Trabalho.

Profissionais liberais precisam ter a cópia do registro no Conselho de Classe e a declaração de Imposto de Renda, enquanto para os autônomos bastam os documentos básicos e a declaração do Imposto de Renda. 

No caso de empresários, a Caixa pede o Contrato Social da empresa, cartão do CNPJ, declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e pró-labore do mês atual.

Conheça o Floradas Arboville, empreendimento da Terra Simão.

Deixe sua opinião

Artigos relacionados